top of page

Grupo Pé no Chão

Público·23 membros
Jessica Maia
É ativo nas reuniões bimestrais. Contribui para ideias e propostas do grupo.Veste a camisa
Esse membro foi eleito, por dois anos, para a diretoria execultiva do grupo.Diretoria Pé no Chão

CIRCUITO DO OURO

Conheça Serra dos Alves: um encanto de vilarejo perto de Itabira


Destino abriga cachoeiras, cânions, trilhas e mirantes


Com cachoeiras, cânions, trilhas e natureza exuberante no entorno, Serra dos Alves é um vilarejo “perdido” entre as montanhas de Minas. “Perdido” não seria o termo correto, porque nos últimos anos o número de turistas tem crescido, ainda que de forma um tanto tímida, principalmente depois do início da pandemia.


Com pouco mais de cem moradores, o vilarejo está a 14 km de Senhora do Carmo, distrito de Itabira. Bucólico, o cenário de Serra dos Alves é típico do interior de Minas: a capela de São José em frente à pracinha, cercada de casinhas coloridas e quintais floridos. “Estamos no lado B da serra do Cipó”, afirma o guia Roneijober Andrade.


O contato com a natureza e o sossego são os maiores atrativos do lugar. Os locais mais procurados são as cachoeiras. “Na região de Ipoema e Senhora do Carmo, já cataloguei 49 cachoeiras”, informa o guia. Serra dos Alves está inserida na Área de Preservação (APA) do Morro da Pedreira e tem como vizinho o Parque Nacional da Serra do Cipó.



Mirante da Serra dos Alves


Conhecida por seu status de mirante natural, a “Pedra da Serra dos Alves”, como é chamada, descortina belas e estonteantes vistas de inúmeros morros que emolduram a nossa região. Um convite para prestigiar um maravilhoso pôr do sol em meio à natureza.

Informações

  • Distância: cerca de 3,5 km

  • Tempo aproximado de carro até a trilha: 20 minutos

  • Tempo aproximado até o topo: 30 minutos


Outro ponto muito visitado é a cachoeira do Bongue, que pode ser casada com o mirante dos Alves. Com grau médio de dificuldade, o acesso à queda d’água é curto (30 minutos de carro e uma hora de trilha ou 6 km de caminhada, ida e volta), mas difícil por contra do terreno íngreme e sinuoso e das pedras muito escorregadias.


Com aproximadamente 50 metros de altura e piscinas naturais ótimas para banho, a Cachoeira do Bongue é uma das mais bonitas e majestosas cachoeiras da região. Localizada no rio Tanque e de fácil acesso, esta cachoeira oferece aos visitantes uma excelente oportunidade de contemplação da natureza.

Informações

  • Distância: cerca de 7 km

  • Tempo de caminhada aproximado: 1 hora

  • Tempo de carro aproximado: 30 minutos



Informações

Bem-vindo ao grupo! Você pode se conectar com outros membros...

membros

bottom of page