grupo de trilhas, ecocultural e sem fins lucrativos
Pé no Chão
grupo de trilhas, ecocultural e sem fins lucrativos
Primeiro Grupo de Trekking , ainda na ativa, em Minas Gerais
Em 1º de maio de 1991, em uma caminhada comemorativa dos oito anos do jornal Chegou A Hora, um grupo de amigos de Belo Horizonte se reunia, na calçada que margeia o Cemitério da Saudade, para empreenderem juntos uma empolgante e cansativa aventura: percorrer a pé, na Serra do Curral, os cerca de quinze quilômetros de montanhas que separam Belo Horizonte de Nova Lima. Traziam consigo suas experiências em outras atividades desse tipo, a ideia e o desejo de partilhá-las. Nascia naquele momento o Pé no Chão.
"Não é preciso ter pernas para ser nômade."
Z. Bauman
Já sabe o
que fazemos?
O Grupo Ecocultural Pé no Chão é fruto de sonhos, esforços e conquistas coletivas. É um grupo de trilhas, com origem em Belo Horizonte, sem fins lucrativos, não somos uma empresa. É uma alternativa para quem deseja praticar trilhas e montanhismo a baixo custo. O grupo promove eventos culturais e ecológicos, tais como: cursos, oficinas e palestras, excursões, travessias, acampamentos e trilhas de todos os níveis de dificuldade.
Todos os valores arrecadados nos eventos são revertidos para a manutenção e melhoria de nossa infraestrutura, que inclui o jornal CHEGOU A HORA, publicado mensalmente há 38 anos, a Biblioteca Maria & Isabel e o Cineclube Pé no Chão. Além disso, também na aquisição de equipamentos de ecoturismo e na gratuidade de projetos culturais.
Quem é o
PEs soal?
O Pé no Chão é constituído por pessoas interessadas em aventuras, travessias, acampamentos, trilhas e caminhadas ecológicas, curtindo o que há de bom na natureza. Também atuamos nas áreas socioambiental e cultural, envolvendo pessoas interessadas em propor e elaborar projetos, palestras, oficinas, concursos, além do fomento à educação ambiental, voltado sobretudo para o ecoturismo.
Tem como princípios básicos a adesão voluntária e livre, a liberdade de ideias e expressão, a gestão democrática pelos integrantes, a participação financeira igualitária nos eventos, a solidariedade, o respeito à natureza, a defesa do meio ambiente e a busca por conhecimentos relacionados à formação cultural e ecológica.
Gostaria de
participar?
O Pé no Chão reúne-se bimestralmente, de 14h às 18h, no 3º sábado de janeiro e no 1º sábado de cada mês par. As reuniões são abertas ao público, sem necessidade de associação ou participação prévia em algum evento. O local é sempre divulgado com antecedência, no site e nas redes sociais.
O grupo possui quatro diretorias. As diretorias são: Administrativa, Financeira, Cultural e de Comunicações. Os diretores são escolhidos através de eleição democrática, bienal.
Nossa
essência
Manter o trekking sempre associado à cultura e à educação ambiental, ser um grupo sem fins lucrativos - todo valor arrecadado deve ser destinado integralmente para subsidiar o grupo, e seus diretores não recebem por exercer suas atividades. Todos pagam igualmente, inclusive os diretores do grupo. E, sempre que possível, todo evento deve terminar com os amigos numa roda de conversa em uma mesa de bar.
Diretoria Eleita | Gestão 2020-2021
Diretoria eleita na reunião bimestral de dezembro de 2019, pelos presentes.
Fernando Antônio
Diretor Administrativo
Entrou no grupo em 1999. Seu primeiro evento foi uma excursão à Serra da Piedade. Para os mais íntimos, Gordinho do PÉ. Ele esteve em várias gestões à frente da administração do grupo. Irreverente e gente boa, tem a moral com os motoristas. Fernando é amigo de todos. Agora está feliz com a chegada de sua baby, a Ana Clara!
Antonio Carneiro
Diretor Financeiro
Ah!, esse é o Carneirinho. Entrou no grupo em 1998, em uma excursão à Serra do Caraça e, desde então, não pára de ser protagonista de histórias e causos. É um dos recordistas mundiais da travessia Catas Altas-Caraça. É parceiro, gentil e irreverente com o jeitinho dele. Êh Carneiro!
José Ronaldo
Diretor Administrativo
Um dos fundadores do Pé no Chão. Atua em todas as frentes em favor do grupo. Além de professor de Geografia, nas horas vagas é editor do jornal Chegou A Hora, é guia dos trekkings, organizador de eventos e amigo de todos. Só não conhece mais a Serra do Caraça do que o Neneco e o João Júlio. Quer encontrá-lo? Vá a uma festa, acampamento, travessia, cineclube, palestra, caminhada ou reunião.
Dalma Carneiro
Diretora Financeira
Esta é a Dalma, esposa do Carneirinho. Entrou no grupo em 2000. Seu primeiro evento foi uma excursão Catas Altas - Santa Bárbara - Cocais. Parceira, sem ela a organização financeira ficaria difícil. Avó da Bonandjinha e do Pedrinho. Família querida de todos que passam a conhecer o grupo.
Abner Bragança
Diretor Cultural
Grande Abner! Entrou no Pé no Chão em 2005. Seu primeiro evento foi uma trilha até a Cachoeira da Capivara, onde os coletes salva-vidas foram utilizados pela 1ª vez. Mas o Ábner um verdadeiro peixe! É um dos melhores guias do grupo. Seu lanche de trilha são as frutas encontradas no caminho. Se a trilha for com ele, você deve pegar a bota mais pesada. Com ele, o ali nunca é ali.
Tatiana Ragonezi
Diretora Cultural
Tati entrou em 2008 no grupo, em uma festa Vinho, Viola e Lua Cheia. Veste a camisa e sempre apoia e ajuda tudo e todos. Está em sua primeira gestão. Os acampamentos sem ela não são a mesma coisa. Virginiana porreta, gosta de pintar e faz excelentes fotografias. Viaja "um mundo" de Nova Lima-BH, mas está em todas reuniões bimestrais.
Jessica Maia
Diretora de Comunicações
À Jéh entrou no Pé no Chão em 2009. Seu primeiro evento foi uma reunião do grupo. Lá conheceu Penha, Fabinho, Eduardo Eurípedes e Thiago Bahiense. Foi amor a primeira vista. Já fez parte de algumas gestões nas diretorias Cultural e de Comunicações. Ama as travessias, o Chegou A Hora e as reuniões. É arroz de festas do PÉ e do Cineclube. Editora do site, redes sociais e do Chegou A Hora.
José Nepomoceno
Diretor de Comunicações
O Zé entrou no PÉ em 2017. Seu primeiro evento foi BR-381-Sabará. Trouxe alegria, empolgação e toda a família. Cheio de ideias boas, participa ativamente. Está em sua primeira gestão já fazendo a diferença. Após sua primeira trilha com o grupo, ouvimos do José Ronaldo: "havia lá um cara muito legal que me chamou a atenção! acho que ele irá voltar." Editor do site e redes sociais.