top of page

3º Grande Encontro 02 SET 2012

Atualizado: 11 de mar. de 2021

VILA DO BIRIBIRI - CACHOEIRA DO SENTINELA E CACHOEIRA DOS CRISTAIS





Grupos participantes: Pé no Chão, BHgrinos, Centro Excursionista Mineiro - CEM, Caminheiro BH e Haja Banana!.


Quantidade de pessoas: 61 pessoas participaram do evento.


Como foi: Em 2012, a confraternização dos grupos foi durante o final de semana, 1º e 2 de setembro, na Vila de Biribiri, em Diamantina. Não houve a confecção de camisas nesta ocasião. No sábado, dia 1º , foi feito uma caminhada até a Cachoeira do Sentinela. O local é caracterizado por um conjunto de cachoeiras e 3 piscinas naturais no córrego Sentinela, próximo à estrada que liga Diamantina à Vila do Biribiri. A proximidade com Diamantina faz com que a cachoeira seja uma das mais visitadas da região, ocasionando impactos negativos.


No domingo, dia 2 de setembro, a caminhada escolhida foi até a Cachoeira dos Cristais, cachoeira de porte grande, com piscina natural e quedas d’água. O acesso a partir da estrada que liga Diamantina à Vila do Biribiri é feito por estrada que leva até área de estacionamento, de onde segue-se a pé por passarela até as cascatas e piscinas. O acesso é regular, por estrada de terra a partir de Diamantina, há ainda uma antiga ponte, utilizada como passarela para acesso às piscinas naturais. Após houve um almoço de confraternização em Biribiri, no bar do Raimundo Sem Braço. A bucólica vila de ruas de terra e belo casario, a 15 km de Diamantina, fica dentro do Parque Estadual do Biribiri, na Serra do Espinhaço. Ela foi erguida em fins do século 19 em função da Companhia Industrial de Estamparia, hoje desativada. O povoado é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e, atualmente, abriga 30 moradias, restaurantes simples e uma igreja colonial.


Localização: BR 367 Km 587, Diamantina, Minas Gerais 39100-000

Coordenadas: 646032 / 7993354 (UTM)


Altitude e Terreno:

Altitude média 1.063 metros, trilhas com solo Neossolo Quartzarênico Hidromórfico, neossolo e árido bem erodido, sem sombreamento, curtas distâncias e bem sinalizado.


Dificuldade:

Fácil


Distância e Tipo de trilha:

4 km total (ida e volta) Cachoeira da Sentinela, trilha uso múltiplo, trilha linear e 4 km total (ida e volta) Cachoeira dos Cristais, trilha de uso múltiplo e linear.



Fotografias tiradas por: Douglas Araújo, Emmanuel Martins e Tatiana Ragonezi





< VOLTAR 1º Edição > 2º Edição > 3º Edição > 4º Edição > 5º Edição > 6º Edição > 7º Edição > 8º Edição > 9º Edição > 10º Edição >



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
bottom of page